Miradouro de Nossa Senhora de Castelo
Localizado no cimo de uma fragata, a trezentos e cinquenta e oito metros de altitude na freguesia de Adeganha. A Nossa Senhora do Castelo é dedicada uma romaria no último fim-de-semana de Agosto que está relacionada com o desenrolar agrícola das culturas do vale “festividades cíclicas tradicionais”. O Santuário é composto por duas capelas principais, a de São João Batista e a da Senhora do Castelo, e por outras duas capelas mais pequenas a de Nossa Senhora de Fátima e a de Santa Filomena.
Miradouro da Nossa Senhora do Castelo
Miradouro de São Gregório
Localizado a quatrocentos e oitenta e cinco metros de altitude, na freguesia de Adeganha. O acesso é feito por uma estrada com grande interesse panorâmico. Deste miradouro é possível ver uma grande parte do Vale Vilariça, também em frente ao miradouro pode avistar-se a fragata da Lousa, assim como para sul, a foz do Rio Sabor. Deste ponto colherem-se algumas das belas visões panorâmicas sobre o Douro.
Miradouro de São Gregório
Miradouro da Senhora do Castelo
Localizado a seiscentos e sessenta e sete metros de altitude, na freguesia de Urros, domina no alto do monte o que faz com que se possa avistar uma belíssima paisagem sobre o admirável Rio Douro. Deste ponto é possível ver outros miradouros como o de são Gabriel e de Santa bárbara. Este tem uma enorme importância arqueológica, pois a designação de “Castelo” está relacionada com a existência de um Castelo ainda usado nos séculos XII e XIII.
Miradouro da Senhora do Castelo
Miradouro da Fraga do Facho
Localizado no cimo da Serra do Reboredo, perto da localidade de Torre de Moncorvo a novecentos e onze metros de altitude. Nesta serra podemos encontrar a mais importante jazida de ferro que se estende ao longo de dez Km. A vista panorâmica deste miradouro é inesquecível, daqui vê-se a maior parte no concelho de Moncorvo, o Vale de Valariça, o Rio Sabor, a Serra de Bornes, Vila Flor. Este Miradouro não possuí qualquer tipo de equipamento.
Miradouro da Fraga do Facho
Miradouro de Santa Bárbara
Localizado no cimo da Serra de Lousa a oitocentos e trinta metros de altitude, na freguesia de Lousa. A vegetação predominante nesta Serra é o carvalho, a azinheira, o carrasco, o medronheiro, zimbros e várias espécies arbustivas. Também a caça aqui é variada. Deste miradouro pode-se observar-se grande parte dos concelhos de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. Este miradouro é constituído por uma capela de devoção a Santa Bárbara. Esta capela faz parte de um conjunto de sete capelas em que todas elas se vêem umas às outras, são elas: a Capela de Nossa Senhora da Glória, o Peredo dos Castelhanos, a de Nossa Senhora de Assunção, a de Nossa Senhora do Castelo, a de Nossa Senhora do Viso, a de Santa Bárbara e a da Nossa Senhora da Teixeira.
Miradouro de Santa Bárbara
Miradouro de Nossa Senhora da Glória
Localizado na freguesia de Peredo dos Castelhanos, a quatrocentos e quarenta e nove metros de altitude. Oferece uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro. Este miradouro é constituído pela capela, por um coreto e por um bar. Neste pequeno recinto é realizada uma romaria em devoção a Nossa Senhora da Glória, no dia catorze e quinze de Agosto.
Miradouro da Nossa Senhora da Glória
Miradouro do Alto da Barca (Fevereira)
Localizado a quatrocentos metros de altitude na freguesia de Peredo dos Castelhanos. Oferece um belíssimo percurso panorâmico a qualquer turista que o pretenda visitar. Este percurso começa no Peredo, passando de seguida pelo próprio miradouro, com um passeio pela marginal junto ao Rio Douro e terminando assim no ponto onde começou.
Miradouro do Alto da Barca (Fevereira)
Sem comentários:
Enviar um comentário