segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do ano

Desde o inicio do ano que a nós, grupo quatro de Área de Projecto, nos foi proposto desenvolver um trabalho ao longo deste ano lectivo de acordo com um tema directamente relacionado com o Rio Douro já que está tão perto de nós e por vezes sabemos tão pouco sobre este rio que diz tanto da nossa história, então nós decidimos escolher um subtema intitulado:”Os miradouros do Rio Douro”. Por vezes deparamo-nos com algumas dificuldades em recolher material suficiente para trabalhar este subtema, mas felizmente a nossa vontade de superar esses obstáculos foi maior.
No primeiro período o nosso trabalho consistiu na realização de um trabalho em Microsoft Word que apresentasse o tema por nós escolhido, neste trabalho apresentamos a definição de miradouro, apresentamos as localidades onde se localizavam os principais miradouros, e dentro destas explicitamos os que existiam e falamos detalhadamente que cada um deles dizendo a sua localização, a sua história, as vistas que ofereciam a qualquer visitante entre outros aspectos relevantes na escolha de um miradouro para uma visita.
No segundo período foi nos proposto pelo nosso professor que realizasse-mos inquéritos pela nossa escola de acordo com o subtema por nós escolhido no início do ano, realizamos os inquéritos com alguma facilidade e de seguida foi nos pedido para fazer a análise/tratamento dos resultados obtidos no Microsoft Excel, como não era do nosso conhecimento o método para realizar o que nos foi pedido o professor ao longo de algumas aulas explicou-nos as técnicas, algo até bastante interessante, visto que nos vai ajudar muito no futuro.
Após este trabalho no terceiro período, realizamos um PowerPoint recorrendo ao trabalho em Microsoft Word realizado no primeiro período e aos resultados obtidos com os inquéritos no Microsoft Excel realizado no segundo período, fazendo assim um trabalho  mais completo e elaborado. Neste trabalho em Microsoft PowerPoint estavam presentes os miradouros por nós estudados, as perguntas que integravam os inquéritos realizados, os gráficos  obtidos depois do tratamento da informação recolhida  as conclusões a que o nosso grupo chegou depois de os realizar e analisar. Por fim e como estava previsto na calendarização do nosso trabalho criamos m blogue onde publicamos o trabalho por nós desenvolvido ao logo deste ano lectivo, o que nos despertou um interesse relevante pois deve estar relacionado com a nossa idade.

Grupo 4 - Áre de Projecto
8ºA - Externato D. afonso Henriques - 2010/2011

Gráficos/Conclusõesdos inquéritos realizados

Questão 1 
Mediante as respostas à questão um, podemos concluir que setenta e nove por cento (79,17%) dos inquiridos conhecem os miradouros da região do Alto Douro Vinhateiro e apenas vinte e um por cento (20,83%) não se incluem neste grupo.
Questão 2
A) Miradouro do Penedo de São João
B) Miradouro de São Cristóvão
C) Miradouro de São Leonardo
D) Miradouro de São Salvador
E) Miradouro de São Domingos

De acordo com as respostas à questão dois, registamos que trinta e oito por cento (38,20%) dos alunos já visitaram o Miradouro do Penedo de São João, trinta e cinco por cento (34,83%) o Miradouro de são Cristóvão e a minoria restante já visitaram os outros miradouros apresentados.

Questão 3
Quanto às respostas dadas à questão três podemos dizer que noventa e seis por cento (95,83%) acha que os miradouros integrados na região são importantes para a promoção do turismo do Rio douro e apenas quatro por cento (4,17%) não partilham da mesma opinião.

Questão 4 
Quanto solicitamos os inquiridos sobre a temática de uma visita de estudo com o Externato D. Afonso Henriques integrado nesta região turístico concluímos que a maioria (85,42%) dos alunos inquiridos acharam a ideia apresentada interessante e apenas uma pequena parte (14,58%) não aprovou a ideia.
Questão 5 
Quando confrontamos, os alunos inquiridos com a questão cinco é de notar que, embora estes habitem o concelho de Resende, a maioria (52,08%) dos inquiridos não conhecem os principais miradouros inseridos no concelho, e uma parte aproximada (47,92%) tem conhecimento dos mesmos.
Questão 6 
A) Miradouro de São Cristóvão
B) Miradouro do Penedo de São João
Com as respostas obtidas à questão seis, podemos concluir que a maior parte (54,62%) dos inquiridos acham que o Miradouro do Penedo de São João mostra melhor e de forma mais abrangente a beleza paisagística do nosso concelho, uma parte destes (38,46%) não partilham da mesma opinião, e acham que o Miradouro de São Cristóvão o demonstra melhor, também é de notar que dois por cento (1,92%) absteve-se.
Questão 7
A) Miradouro da Nossa Senhora do Castelo
B) Miradouro do Castelo do Mogadouro
C) Miradouro do Carrascalinho
Referente á última questão podemos redigir que a percentagem das respostas são semelhantes, visto que trinta e três por cento (32,69%) gostava de visitar o Miradouro da Nossa Senhora do Castelo, trinta e sete por cento (36,54%) gostava de conhecer o Miradouro do Castelo do Mogadouro e trinta e um por cento (30,77%) gostava de visitar o Miradouro do Carrascalinho.                                      

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Outros Miradouros ao longo do Rio Douro

Miradouro de S. Leonardo

Este Miradouro situa-se no conselho da Régua, na Freguesia de Galafura em S. Leonardo, tem como maior interesse a sua beleza Paisagística. Miradouro de S. Leonardo é um prodígio de paisagem que deixa todos encantados, uma magia única! A paisagem é praticamente dominada por rochas como o xisto ou a ardósia, sendo visíveis alguns elementos das formações graníticas e da formação de bateiras.
Miradouro de São Leonardo

Miradouro de São Domingos

Localizado na freguesia de Fontelo, do concelho de Armamar a setecentos e setenta e oito metros de altitude, o que faz com que tenha uma visão mais abrangente da região, oferecendo assim ao visitante várias paisagens completamente diferente, a paisagem vinhateira, com as vinhas plantadas nos socalcos das encostas acidentadas típicas desta região, a paisagem humana, desde as pequenas aldeias a cidade como Lamego, Vila Real e Régua, a paisagem hidrológica, com o Rio Douro e seus afluentes, como o Varosa, e paisagem montanhosa, destacando-se a Serra das Meadas com o seu parque eólico, a Serra do Marão e a Serra do Alvão. Este miradouro permite ver ainda uma vertente este e sul do Monte de São Silvestre.
Miradouro de São Domingos

Miradouro de São Salvador do Mundo

Este miradouro é um dos mais impressionantes miradouros do Douro, com uma paisagem de óptima beleza. Com vista a pique, dominando o abismo, no fundo do qual foi construída a Barragem da Baleira, aqui existe um santuário constituído por um conjunto de sete capelinhas que trepam ao longo do monte.
Miradouro de São Salvador do Mundo

Resende

Miradouro de São Cristóvão

Situado na Serra de Montemuro, monte de São Cristóvão na freguesia de Felgueiras, concelho de Resende, oferece como todos os outros miradouros uma belíssima paisagem a qualquer visitante. Este miradouro é constituído por uma capela em adoração a São Cristóvão, neste é feita uma romaria anual no dia vinte cinco de Julho e uma tradicional luta de bois da parte de tarde. Daqui avistamos o vale onde se encaixa o concelho de Resende, a Serra das Meadas e a Serra do Marão.
Miradouro de São Cristóvão

Miradouro de Penedo de São João

Localizado no cimo do monte de São Romão, na freguesia de Freigil, é constituído por um enorme penedo, donde originou o actual nome. Deste avista-se a localidade de Caldas de Aregos, situada á beira-rio, o Rio Douro, Baião e a Serra do Marão. Este miradouro deixa de boca aberta qualquer turista que o visite. Este miradouro também tem parque de merendas e uma capela.
Miradouro do Penedo de São João

Mogadouro

Miradouro do Castelo do Mogadouro

Este castelo foi construído em mil cento e sessenta num local com bastante importância de valor habitacional, também este fazia parte da primeira linha de castelos que defendia o Nordeste de Portugal. A arquitectura é do tipo militar, medieval. Deste podemos ver ainda sua torre de menagem.
Miradouro do Castelo do Mogadouro

Miradouro do Castelo de Pena Róias

            Localizado na povoação e freguesia do mesmo nome, do concelho do Mogadouro, este é um antigo templário castelo da região de Trás Os Montes e Alto Douro. Do que lhe resta pode ver-se a igreja de Azinhoso e ao longe a área turística das montanhas do concelho do Mogadouro.
Miradouro do castelo de Pena Róias

Freixo de Espada à Cinta

Miradouro de Candedo (Ligares)

Localizado nas vertentes escarpadas da Ribeira do Mosteiro, local de rara beleza paisagística onde está inserido este miradouro. Oferece uma bela paisagem como todos os outros atrás referidos. Este local é um verdadeiro paraíso geológico uma vez que se pode observar curvas e contracurvas, destes vales tão típicos da nossa região.
Miradouro de Candedo (Ligares)

Miradouro do Penedo Durão

Localizado na Serra de Poiares, é o miradouro mais antigo da região. Daqui avista-se Lagoaça. A escarpa caí quase até onde o Rio Douro se torna inavegável, onde esta situada também a barragem hidroeléctrica de Saucelle. Deste miradouro pode se visualizar a bela planície de Salamanca e Zamora. Neste local é propício às vastas plantações de oliveiras, amendoeiras, vinhas e pomares.
Miradouro do Penedo Durão

Miradouro do Colado

Localizado em Mazouco, está situado numa zona de transição entre os terrenos graníticos e das ravinas abruptas. Daqui avistam-se mais próximos do rio laranjais e olivais a perder de vista, também podemos visualiza a acolhedora aldeia de Mazouco. A cegonha preta, a águia-real, a águia calçada e o milhafre preto marcam presença regularmente neste local. Como podemos constatar este miradouro oferece a qualquer turista uma paisagem bonita.
Miradouro do Colado

Miradouro do Carrascalinho

Localizado em Fornos, na paisagem vista deste miradouro podemos ver do outro lado da margem uma aldeia pertencente a Espanha, Mieza, o castro de Lagoaça e também olivais e laranjais distribuídos pelos socalcos das encostas. Neste também é frequente a presença da águia-real e do britango, ave rapina e também migratória te imigra para África no Inverno, pelo que só a podemos observar entre Março e Agosto, esta espécie de abutre está directamente relacionado com a prática da agricultura.
Miradouro do Carrascalinho

Miradouro da Cruzinha

Localizado em Lagoaça, estrategicamente situado em frente a uma meseta Castelhana, Adeadávilla, que deu o nome a uma barragem aqui construída, apresenta uma paisagem tipicamente transmontana. Este tal como os outros miradouros têm uma bela paisagem sobre o Rio Douro.
Miradouro da Cruzinha

Torre de Moncorvo

Miradouro de Nossa Senhora de Castelo

Localizado no cimo de uma fragata, a trezentos e cinquenta e oito metros de altitude na freguesia de Adeganha. A Nossa Senhora do Castelo é dedicada uma romaria no último fim-de-semana de Agosto que está relacionada com o desenrolar agrícola das culturas do vale “festividades cíclicas tradicionais”. O Santuário é composto por duas capelas principais, a de São João Batista e a da Senhora do Castelo, e por outras duas capelas mais pequenas a de Nossa Senhora de Fátima e a de Santa Filomena.
Miradouro da Nossa Senhora do Castelo

Miradouro de São Gregório

Localizado a quatrocentos e oitenta e cinco metros de altitude, na freguesia de Adeganha. O acesso é feito por uma estrada com grande interesse panorâmico. Deste miradouro é possível ver uma grande parte do Vale Vilariça, também em frente ao miradouro pode avistar-se a fragata da Lousa, assim como para sul, a foz do Rio Sabor. Deste ponto colherem-se algumas das belas visões panorâmicas sobre o Douro.
Miradouro de São Gregório

Miradouro da Senhora do Castelo

Localizado a seiscentos e sessenta e sete metros de altitude, na freguesia de Urros, domina no alto do monte o que faz com que se possa avistar uma belíssima paisagem sobre o admirável Rio Douro. Deste ponto é possível ver outros miradouros como o de são Gabriel e de Santa bárbara. Este tem uma enorme importância arqueológica, pois a designação de “Castelo” está relacionada com a existência de um Castelo ainda usado nos séculos XII e XIII.
Miradouro da Senhora do Castelo

Miradouro da Fraga do Facho

            Localizado no cimo da Serra do Reboredo, perto da localidade de Torre de Moncorvo a novecentos e onze metros de altitude. Nesta serra podemos encontrar a mais importante jazida de ferro que se estende ao longo de dez Km. A vista panorâmica deste miradouro é inesquecível, daqui vê-se a maior parte no concelho de Moncorvo, o Vale de Valariça, o Rio Sabor, a Serra de Bornes, Vila Flor. Este Miradouro não possuí qualquer tipo de equipamento.
Miradouro da Fraga do Facho

Miradouro de Santa Bárbara

Localizado no cimo da Serra de Lousa a oitocentos e trinta metros de altitude, na freguesia de Lousa. A vegetação predominante nesta Serra é o carvalho, a azinheira, o carrasco, o medronheiro, zimbros e várias espécies arbustivas. Também a caça aqui é variada. Deste miradouro pode-se observar-se grande parte dos concelhos de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. Este miradouro é constituído por uma capela de devoção a Santa Bárbara. Esta capela faz parte de um conjunto de sete capelas em que todas elas se vêem umas às outras, são elas: a Capela de Nossa Senhora da Glória, o Peredo dos Castelhanos, a de Nossa Senhora de Assunção, a de Nossa Senhora do Castelo, a de Nossa Senhora do Viso, a de Santa Bárbara e a da Nossa Senhora da Teixeira.
Miradouro de Santa Bárbara

Miradouro de Nossa Senhora da Glória

            Localizado na freguesia de Peredo dos Castelhanos, a quatrocentos e quarenta e nove metros de altitude. Oferece uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro. Este miradouro é constituído pela capela, por um coreto e por um bar. Neste pequeno recinto é realizada uma romaria em devoção a Nossa Senhora da Glória, no dia catorze e quinze de Agosto.
Miradouro da Nossa Senhora da Glória

Miradouro do Alto da Barca (Fevereira)

            Localizado a quatrocentos metros de altitude na freguesia de Peredo dos Castelhanos. Oferece um belíssimo percurso panorâmico a qualquer turista que o pretenda visitar. Este percurso começa no Peredo, passando de seguida pelo próprio miradouro, com um passeio pela marginal junto ao Rio Douro e terminando assim no ponto onde começou.
Miradouro do Alto da Barca (Fevereira)

Vila Nova de Foz Côa

Miradouro de Nº Senhora do Viso

A capela dedicada a Nº Senhora do Viso, é secular, esta encontra-se no pico no monte do Viso a oitocentos e treze metros de altitude, situada na freguesia de Custóias. Este monte oferece uma vista panorâmica da região deslumbrante aos visitantes. O facto de esta estar a uma elevada altitude abrange uma grande área, incluindo o Douro, a capela de S. Salvador do Mundo (S. João da Pesqueira) e o Castelo de Numão (Moncorvo).
Miradouro de Nossa Senhora do Viso

Miradouro de Santa Bárbara

         Localizado na freguesia de Mós a quatrocentos e quarenta e um metros de altura, a capela dedicada a Santa Bárbara impressiona qualquer visitante com a paisagem panorâmica sobre o Rio Douro, mas não só, também oferece aos turistas a possibilidade de ver a bela paisagem sobre a região com amendoeiras, vinhas e alguns olivais, sobretudo na época das amendoeiras em flor. Além do Douro daqui vêm-se os Miradouros de Nossa Sr.ª do Viso, de S. Martinho de Seixas, bem como a localidade de Sequeiros e Açoeiros (Moncorvo) e o monte de Meão. Podemos dizer que a zona geologicamente é constituída por xisto.
Miradouro de Santa Bárbara

Miradouro de S. Martinho

         Localiza-se na freguesia de Seixas a trezentos e trinta e oito metros de altitude, deste local vê-se a belíssima paisagem panorâmica sobre o Rio Douro, vendo-se também o Miradouro de Nº Senhora do Viso, o Castelo de Numão, a capela de Santa Bárbara, as localidades de Lousada e Santo Amaro. A paisagem é essencialmente vinícola, existindo também o amendoal.
Miradouro de São Martinho

Miradouro de S. Gabriel

         É uma pequena capela construída no século XIX, localizado na freguesia de Castelo Melhor a quinhentos e cinquenta metros de altitude, deste miradouro desfruta-se de uma vista panorâmica sobre toda a região, desde a Serra Marofa, Figueira de Castelo Rodrigo, Espanha na zona do Freixo de Espada á Cinta, vendo-se as terras do outro lado do Douro como Urros, Almendra, Vila Nova de Foz Côa, Santo Amaro, Nº Sr.ª de Assunção, Lousada e por fim uma vista panorâmica sobre a antiga localidade de Castelo Melhor. São também visível o concelho de Torre de Moncorvo, Meda, Trancoso, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada á Cinta e as fronteiriças terras de Castela (Espanha).
Miradouro de São Gabriel

Miradouro da Mata dos Carrascos

            Localizado na freguesia de Santo Amaro a quatrocentos e quarenta e um metros de altitude, forma uma autêntica varanda sobre o vale do Douro, deste miradouro consegue-se visualizar a ponte e a barragem do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa e o concelho de Torre de Moncorvo.
Miradouro da Mata dos Carrascos

Miradouro de Arnozelo

         Localizado na localidade de Numão. Este miradouro oferece uma agradável e belíssima paisagem a qualquer visitante que chega ali e debruça-se sobre o Douro, abre os olhos está perante um dos mais impressionantes cenários durienses, onde as beleza e o silêncio se encontram para sempre.
Miradouro de Arnozelo

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bem Vindo

Olá!

Nós somos o grupo 4 da turma do 8ºA do Externato D. Afonso Henriques e decidimos criar um blogue para publicar o trabalho por nós desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Projecto sobre os Miradouros envolventes na região do Rio Douro. :)